Criolo é destaque no show de abertura

eflyer_show

Sob direção de Pingo de Fortaleza, espetáculo “Por Todos os Campos” apresenta mistura rítmica brasileira em homenagem a prática do futebol solidário e colaborativo

Começa na próxima quarta-feira (14) e vai até sábado (17), em Fortaleza (CE), o II Encontro de Futebol e Cultura. Com mesas de debates, workshops e troca de experiências, evento reúne amantes do futebol para refletir sobre as perspectivas culturais do esporte no país.

Realizado pela ONG Ação Educativa em parceria com o Museu do Futebol, Instituto Esporte Mais e apoio do Governo do Estado do Ceará, já em sua segunda edição, evento desponta como espaço de diálogo entre diversas experiências de futebol colaborativo e solidário de todas as regiões do país.

“A gente chama de futebol colaborativo e solidário um futebol não competitivo, ou seja, que não tenha a vitória como objetivo principal. Em outras palavras, busca-se seguir as regras do fair play (respeito, solidariedade e cooperação).”, explica Antonio Eleilson Leite, idealizador da iniciativa e coordenador da área de Cultura da ONG Ação Educativa. Eleilson enfatiza que neste tipo de prática: “existem jogos entre times e não contra. E o futebol conquista sentido mais amplo, enquanto acontecimento para a comunidade e muitas outras formas de manifestações culturais”.

O II Encontro de Futebol e Cultura é uma iniciativa aberta a todos e todas, de ação permanente, com o objetivo de formar uma rede de parceiros para promover a prática de futebol solidário e colaborativo. Os/as interessados/as podem se inscrever até o dia 13 de outubro, as vagas são limitadas.

Atrações Culturais

Para celebrar a abertura do II Encontro Futebol e Cultura, diversos artistas se reúnem no show “Por todos os Campos”. O espetáculo, dirigido pelo cantor e compositor Pingo de Fortaleza, conta em seu elenco com o rapper paulistano Criolo e o sambista Chapinha da Vela, reconhecido na capital paulista por ser um dos fundadores do Samba da Vela, tradicional roda de samba da cidade. Se unem a eles no palco, o poeta Costa Senna, o grupo Maracatu Solar e o DJ Erry-G, em uma mistura de ritmos e gerações.

SERVIÇO
Show “Por Todos os Campos”: Espetáculo musical de abertura do II Encontro Brasileiro de Futebol e Cultura
Quando: 14 de outubro, às 19h30
Local: Cineteatro São Luiz, na Rua Major Facundo, 500.
Entrada: Gratuita, com distribuição de ingresso a partir das 10h, por ordem de chegada (com limite de dois ingressos por pessoas)
Classificação: Livre

Samba no Projeto Arena Grande Castelão

Velha guarda da Vai Vai- uma das mais antigas e tradicionais escolas de samba de São Paulo, Chapinha é um dos fundadores do grupo Samba da Vela. Considerado Padrinho das Comunidades de Samba capital paulista, o sambista apresentará suas canções desenvolvidas ao longo dos 30 anos de militância no partido alto como parte do Projeto Cultural Arena Grande Castelão.

Show Chapinha da Vela
Quando: 16 de outubro, às 19h
Local: Auditório do Castelão, na Av. Alberto Craveiro, 2901
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

Workshops de Futebol Colaborativo e Solidário

Os alunos do CUCA terão a oportunidade de conhecer na prática as experiências de futebol colaborativo e solidário. O intuito é apresentar a diversidade cultural do Brasil por meio de iniciativas de futebol que valorizam a paz, solidariedade e os direitos humanos, indicando que um novo futebol é possível.

Dia 15 de outubro, quinta-feira, das 15h às 18h
Workshop 1: Cabeçabol (TO)
Workshop 2: Futebol de Rua (SP)
Workshop 3: Projeto Cooperação (SC)

Dia 16 de outubro, sexta-feira, das 15h às 18h
Workshop 4: Guerreiras Project (SP/RS)
Workshop 5: Treino social (CE)
Workshop 6: Futebol de cegos (BA)

Quando: 15 e 16 de outubro, das 15h às 18h
Local: Cuca Jangurussu. Av. Castelo Castro com Av. Contorno Leste. Jangurussu.
Inscrições: Gratuitas, no Cuca Jangurussu

Festival de Futebol Colaborativo e Solidário

Para encerrar o II Encontro Futebol e Cultura, os participantes dos workshops de Futebol Colaborativo e Solidário, que durante dois dias vivenciaram novas experiências de futebol irão exibir no Cuca Jangurussu as práticas aprendidas. Além do futebol, o festival contará com o microfone aberto, sob o comando das picapes do DJ ErryG.

Quando: 17 de outubro, das 10h às 13h.
Local: Cuca Jangurussu. Av. Castelo Castro com Av. Contorno Leste. Jangurussu.
Entrada: Gratuita

One Comment

  1. Pingback: Verminosos por Futebol Evento em Fortaleza reúne projetos de futebol do país

Deixe uma resposta

Desenvolvido com WordPress | site criado pela