Negritude F.C: dos bailes black aos gramados

O Negritude F.C, uma das mais tradicionais equipes de futebol amador de São Paulo, nasceu da amizade de cinco amigos, moradores da COHAB I de Artur Alvim, zona leste, que tinham o amor pelo futebol e pela cultura Black Power. José Roberto, atual presidente e um dos fundadores, lembra como nasceu o time.

“Freqüentavamos juntos os bailes Black, saíamos para paquerar e para jogar bola. E, foi numa dessas peladas com outros novos moradores da COHAB I que decidimos montar um time de futebol”, explica Zé Roberto. “Demos a ele o nome de Negritude Futebol Clube , já que todos somos negros, e as cores preta, branca e cinza para os uniformes e bandeiras”.

Os mais de 30 anos de história do time foram marcados por uma grande integração com a comunidade, conquistas de diversos títulos, jogos históricos e um símbolo de luta contra o preconceito. O time foi obrigado a se registrar com outro, pois a Secretaria de Esportes do Município e a Federação Paulista de Futebol não aceitavam o “Negritutide”, por considerá-lo racista. “Fomos obrigado a registrá-lo como Alvinegro, anos depois conseguimos mudar para o nome oficial”, explica Roberto.

“Pode-se dizer que o orgulho de ser negro influenciou sim na luta contra o preconceito. De certa forma a bandeira Negritude FC deveria ter na várzea um compromisso contra o preconceito racial”, comenta. Ele também deixa claro que nunca existitu a segregação de jogadores, diretores ou torcedores que não fosse negro.  “Desde a sua fundação o Negritude tem em seu quadro de diretores, frequentadores, torcedores e simpatizantes de todas as raças. Não é um reduto só Negros. O clube hoje é formado por negros, brancos, amarelos entre outras raças”, complementa.

Deixe uma resposta

Desenvolvido com WordPress | site criado pela